São 200 mil páginas de documentos, 1200 gravações áudio e 1500 fotografias do tempo em que John F. Kennedy era presidente dos EUA. Foi agora tudo digitalizado num projecto da Biblioteca Presidencial Kennedy.A notícia foi conhecida dias antes das comemorações dos 50 anos da tomada de posse de JFK, ocorrida a 20 de Janeiro de 1961. Caroline Kennedy, filha do presidente, justificou a necessidade de digitalizar toda a documentação com o facto de ser necessário que a história do pai “alcance as gerações mais novas”.
No arquivo online é possível ver os rascunhos de famoso discurso de posse – em que Kennedy convida os americanos a perguntar não o que o país pode fazer por eles, mas o que eles podem fazer pelo país – ouvir gravações das suas conversas telefónicas, ler cartas e ver alguns rabiscos presidenciais em blocos de papel.
O projecto de digitalização demorou quatro anos a ser concretizado e custou 10 milhões de dólares. Pretende cobrir todos os registos do período em que JFK ocupou a Casa Branca. Os documentos originais continuarão disponíveis para consulta na Biblioteca Kennedy, em Boston.
Fonte: Estado de São Paulo
in: Fibra